Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

DEPRESSÃO.... Uma reflexão.


Normalmente, em nossa sociedade, a depressão é vista dentro de um contexto médico / farmacológico.

Mas o que será que a depressão está querendo dizer a você? Na sua vida?


Reflita um pouco levando em conta suas experiências....


Vou te ajudar.




O ser humano é uma unidade indivisível e   só pode ser compreendido pelas interações entre as partes que o compõem.

Não  há no homem separação entre o seu sentir, o seu pensar e o seu agir. Sua mente, seu corpo e suas manifestações são partes de um todo, ou seja, são formas diferentes de expressão daquele ser humano e estão, portanto, integrados e contribuindo para a configuração desse todo.



Os sintomas mais comuns da Depressão são humor deprimido, perda de interesse, fatigabilidade, redução da concentração, da auto-estima e da autoconfiança, idéias de culpa, visões pessimistas do futuro, idéias de suicídio, sono e apetite alterados. Nem sempre todos estes sintomas estão presentes simultaneamente, porém o sofrimento causado por qualquer um destes sintomas já é, bastante  doloroso. O tratamento psicoterápico da Depressão não necessita que você tenha um conjunto destes sintomas, ele pode trazer alívio para qualquer grau de tristeza ou insatisfação.

A depressão acontece quanto, em seu processo de vida, a pessoa abriu mão de suas necessidades com frequência, ou de fato passou por diversas situações onde não encontrou um jeito possível de satisfazê-las. Se desistir das suas necessidades se torna um hábito recorrente, a pessoa pode passar a não se dar conta deste processo. Isso pode se agravar de tal forma, que ela passa a viver num estado de insatisfação constante, para de acreditar que é possível se satisfazer, e que precisa do mundo para isso.
Consequentemente, ela pode se isolar dos seus maiores vínculos e passar a questionar a sua própria razão de viver, visto que suas necessidades, aspirações, desejos não são satisfeitos minimamente.



Na Terapia, o trabalho consiste na redescoberta dessas necessidades deixadas de lado, e na busca de realização das mesmas. Para isso, juntos terapeuta e cliente, trabalham na criação de novos caminhos. 


Abraços, Letícia Menescal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui. Este espaço é seu, é nosso!