Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2015

Transtorno Obsessivo-Compulsivo




  O sofrimento comumente conhecido como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma forma de lidar com uma emoção que não tem outro jeito de ser descarregada que não seja através de um ritual. A obsessão caracteriza-se por um pensamento aflitivo, aparentemente sem razão e intrusivo. Já a compulsão, consiste em um comportamento repetitivo, cuja função principal é tentar diminuir o desconforto de um pensamento obsessivo.

   Para a Gestalt-terapia o objetivo não é desfazer o ritual em si, já que ele é a única forma atual que a pessoa tem de lidar com uma sensação bastante desconfortável. O tratamento se dá na descoberta de outras formas de dar vazão a esta sensação. Através dessa construção, o ritual passa a não ser necessário e exclusivo podendo ser abdicado em prol de um jeito mais satisfatório de lidar com esse desconforto.

  É muito comum uma necessidade de se ter controle de tudo, de modo a garantir segurança. A terapia se torna um espaço para experienciar estar fora do controle de modo que gradualmente se conquiste um suporte, uma nova percepção das suas possibilidades de se buscar um jeito de lidar com a situação "fora do controle", imprevista, no momento em que essa acontecer, sem que então seja tão necessário se ter a sensação de ter domínio de tudo, pois reconhece-se a capacidade de resolver o problema quando ele aparecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui. Este espaço é seu, é nosso!